terça-feira, 18 de junho de 2013

UERGS na Assembleia Legislativa - O início, o fim e o meio.


A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) foi tema de audiência pública nesta terça-feira (18/6), na Assembleia Legislativa por iniciativa das comissões de  Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia  e de Segurança e Serviços Públicos,  na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), 3º andar . À mesa, a presença da Reitoria, do Governo Estadual - Casa Civil e SCIT, do Conselho Estadual de Educação, das duas Comissões proponentes da Audiência, Representantes da ADUERGS e da ASSUERGS. 


No plenário, os sindicatos SEMAPI e SINPRO, além de prefeitos, vereadores, FETAG, outras entidades apoiadoras da UERGS. Da Comunidade Acadêmica, representações de Centros Acadêmicos, servidores, alunos, professores da maior parte das unidades da UERGS na capital e no interior do Estado. 

Após diversas falas de diagnóstico tanto da comunidade da UERGS, quanto das Comissões de Avaliação da UERGS da Assembléia, seguidas de falas de cobrança de evolução na situação da UERGS, mas também de reconhecimento dos avanços já conquistados, a Audiência abriu para os encaminhamentos.



Entre os encaminhamentos propostos, estão a celeridade na destinação de estruturas físicas para  a UERGS e a regulamentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada no ano passado, que destina 0,5% do orçamento do Estado – o equivalente a cerca de R$ 100 milhões - a Universidades do RS, no sentido de que sua totalidade seja destinada para a UERGS. O representante do Governo Estadual avisou que, ainda nessa semana, o Governador Tarso Genro estará encaminhando um documento com propostas de diretrizes para a Instituição e que a Universidade deverá votar em seus Conselhos sobre as propostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar spam, os comentários são moderados e podem não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.